Significado FTA, Free To Air, em ingles, e para nós – livres no ar.  Eles se referem a sinais abertos que vem de satelites.

Essa tecnologia hoje praticamente morta em todo o mundo, continua no Brasil devido aos interesses comerciais de algumas emissoras e devido também a uma realidade social muito importante que faz que não se pode deixar isso obsoleto ou desativar rapidamente, porque deixaria sem comunicação a uma enorme população de baixos recursos. Mas ainda assim tem seus dias contados, ja que o avanço das pequenas e poderosas antenas da banda KU tem sido enorme nestes últimos tempos.

Existem vários satélites com disponibilidade destes canais. Todos eles livres, free, gratuitos e completa e absolutamente legais. Isso com qualquer dos receptores sera possível receber o sinal.

Mas tambem existe uma outra realidade e é que estes mesmos aparelhos FTA ,com modificações no software, funcionam e podem ser convertidoa e serem capazes de receber inclusive canais codificados cuja segurança ja ficou obsoleta.