Uma das vantagens do Android para os entusiastas de software é a possibilidade de poder modificar vários parâmetros do sistema através do desbloqueio via ‘root’. Até aqui, quem optava por fazer esse procedimento similar ao jailbreak podia continuar usando outros apps sem problemas. Porém esse cenário está começando a mudar.

A Netflix foi um dos grandes nomes que acabou decidindo bloquear a instalação do seu app em aparelhos “rooteados”, sendo assim alguns clientes acabaram ficando sem o acesso ao serviço. Se essa tendência se estender para outros apps importantes, vai ser cada vez mais complicado continuar experimentando diferentes ROMs ou versões modificadas do Android nos aparelhos desbloqueados.

Mesmo assim, como estamos falando do Android, sempre tem um jeitinho para burlar esse bloqueio mesmo com o root ativado. Confira com a gente como continuar usando o app do Netflix no seu aparelho:

  • O primeiro passo é acessar algum serviço disponível na web para download de arquivos no formato ‘.APK’. Um dos sites que disponibiliza os apps nesse formato é o ‘APK Pure’. Para acessar é só clicar nesse link usando o seu desktop ou notebook;
  • Para funcionar, o usuário deve então acessar a página oficial do aplicativo da Netflix na Google Play Store;
  • Agora basta copiar a URL dessa página e colar direto na caixa de texto disponível no site APK Pure no canto superior direito da tela:

  • Na página seguinte, clique em “Baixar APK” para salvar o arquivo no seu PC;
  • A partir daqui chegou a hora de transferir o arquivo baixado para o seu smartphone, para isso conecte o seu dispositivo “rooteado” no seu computador e transfira o arquivo .APK para o armazenamento interno do aparelho;
  • O último passo é usar um gerenciador de arquivos nativo ou algum app similar para selecionar o app em formato APK para então ser instalado. Caso tenha problemas na instalação, será preciso ativar uma opção que permite instalar apps de fontes desconhecidas, para isso acesse: Configuração > Segurança > e ative o toggle ‘Fontes Desconhecidas’.

Conseguiu completar todos os passos com sucesso? Então você já pode continuar rodando o Netflix sem problemas no seu dispositivo. Mesmo sendo uma prática relativamente simples, tenha certeza de baixar a versão .APK de um site confiável, já que alguns arquivos suspeitos podem vir infectados e causar diversos problemas no seu aparelho.

Por fim, essa prática não garante que o app vai continuar recebendo updates através da Play Store. Caso queira continuar usando as versões posteriores, será preciso baixá-las manualmente e proceder com o mesmo processo de instalação demonstrado aqui.

Não é uma solução muito prática, mas pelo menos garante que o serviço de streaming continue funcionando nos aparelhos desbloqueados via ‘root’. Foi um dos afetados pela decisão repentina do Netflix? Conta pra gente nos comentários.