Já faz algum tempo que o WhatsApp vem ganhado novas funções constantemente, que aparecem primeiro para testadores beta. Muitos recursos chegam à versão final do mensageiro, enquanto outros são lançados para plataformas específicas ou morrem pelo caminho. Uma nova função que está sendo testada pela empresa irá gerar certa polêmica entre os usuários do app, principalmente aqueles que participam de grupos.

Os grupos do WhatsApp fazem um enorme sucesso, visto que é deles que saem os maiores memes da internet e as correntes com alertas mais absurdos, que parecem ser coisa do Orkut. O novo recurso é voltado para quem usa os grupos do WhatsApp, e ainda não está disponível na versão beta acessível a partir da Play Store (ou via APK), de número 2.17.38.

Entre os próximos dias, ou semanas, o WhatsApp passará a exibir o status dos usuários participantes do grupo e suas respectivas localizações em tempo real. Logo, outros contatos do grupo saberão em qual região você está durante o tempo todo. O recurso utiliza os serviços de localização do Android e, segundo o pessoal do canal WA Beta Info, os únicos que tiveram acesso antecipado ao recurso até o momento, é possível definir um tempo para que este status seja exibido.

Atualização do WhatsApp melhora o envio de GIFs, mas ainda deixa a desejar
O usuário poderá desativar permanentemente o recurso, ou então ativá-la temporariamente por 1, 2 ou 5 minutos, como mostra a imagem abaixo:

Outro ponto que não está claro é se todos os participantes poderão ver essa informação, ou apenas o administrador do grupo. Muitos usuários poderão achar o novo recurso um pouco invasivo, enquanto outros podem achá-lo interessante, principalmente se o grupo objetivo do grupo for de encontro entre os usuários.

Esse recurso deve chegar em versões publicas do WhatsApp em breve, junto, inclusive, com a função de cancelar uma mensagem após o envio. Caso seu WhatsApp beta tenha recebido essa função, deixe um comentário aqui embaixo compartilhando com a gente suas impressões.

O que você achou desse recurso?