Darinfo
  • Início
  • CS Darinfo
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Início
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Darinfo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Darinfo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início internet

Qual site esta mesmo servidor que o meu

Antônio Por Antônio
15/12/2017
. internet, Rede, Sem categoria, Servidor/Host
0
DNS: o que é e como ele pode melhorar sua internet e resolver os famosos problemas de conexão no IPTV e On Demand
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Pinterest Compartlhar no WhatsApp

Qual site esta mesmo servidor que o meu

Essa dica  é sobre uma ferramenta: a descoberta de Domínio através de Busca Reversa por IP.

Aqui vai uma breve descrição da importância da ferramenta. Se você quiser testá-la logo, vá para o item Ferramenta.

Todos os sites são hospedados em servidores web (web servers). Cada servidor normalmente tem um único endereço IP, um identificador numérico único dado a cada computador conectado à Internet.

No entanto, seria inviável para nós memorizarmos esses números. Por exemplo, ao invés de acessarmos o http://google.com teríamos que acessar o http://74.125.127.100  (experimente! esse é o endereço IP do servidor web do Google). Por esse motivo, todo site possui um “domínio”, ou seja, um pequeno texto, que segue algumas regras, que é capaz de dizer (através de servidores DNS) a qual IP aquele nome está ligado. Por exemplo, quando digitamos google.com, um servidor chamado DNS (Domain Name Server) diz ao seu computador que o domínio google.com é um apelido para o endereço IP 74.125.127.100.

O motivo do artigo de hoje é uma característica que foi introduzida no protocolo HTTP 1.1: muitos domínios podem ser hospedados por um mesmo endereço IP. Isso quer dizer que, um único servidor, que tem um único endereço IP, poderá ser o responsável por hospedar vários sites, cada um com seu domínio distinto.

Em 2003, mais de 87% de todos os domínio ativos na Internet compartilhavam seus endereços IP (ou seja, estavam rodando em servidores juntos com outros sites). A maioria dos sites atualmente estão hospedados em servidores com muitos (muitosss) outros sites.

Mas e daí? Isso só vai deixar meu site um pouco mais lento, não? Qual o problema nisso?

Talvez isso nem influencie tanto na velocidade do seu site, dependendo do servidor em questão.O meu site www.darinfo.com.br  por exemplo (esse que você está lendo) está compartilhando um servidor com mais 9 outros sites (segundo as ferramentas), e não está tão lento assim, ou está?.

Óbvio que, como os servidores funcionam no esquema “o primeiro a chegar é o primeiro a ser servido, os demais esperam na fila”, se houver muitos sites com muitos acessos, em algum momento alguém que quiser acessar o meu vai estar em 100º lugar na fila do servidor, e terá que esperar. Como todos os sites que estão compartilhando o servidor comigo não têm tanto acessos assim, (exatamente como eu), isso não nos afeta tanto.

Na verdade, o maior problema nisso é que, para nós, usuários, o fato de um site ter o mesmo endereço IP de outro não faz a menor diferença. Mas para Mecanismos de Busca e Filtros de Sites, faz. Como assim?

A maioria dos mecanismos de busca (pelo menos os mais populares, como Google e Yahoo) aumentam o rank de um site baseados no número de links que apontam para esse site. Uma pessoa desonesta, com um servidor à disposição, poderia gerar inúmeros domínios aleatórios, todos apontando para o seu próprio site. Um jeito que os Mecanismos de Busca utilizam para detectar esse tipo de problema é olhar para o endereço IP de quem está linkando, e não para o domínio (nome do site). Isso quer dizer que esses mecanismos desvalorizam links de sites que apontam para outros sites que tenham o mesmo endereço IP. (Segundo eles, se dois sites têm o mesmo IP, provavelmente são do mesmo dono)

Claro que essa desvalorização dos links não é algo tão notável assim. Ter um servidor único, com um IP exlusivo, teria pouco ou nenhum efeito sobre o rank de um site. Mas ainda assim é algo a se pensar. Mas não só isso: um bom SEO pensaria, por exemplo, além de por todos os seus sites em IPs distintos, não usar o mesmo template para todos, não registrar todos os domínio no seu nome, enfim: apagar todos os traços de que os sites são do mesmo dono.

Um outro problema, bem mais grave que o anterior, diz respeito ao bloqueio de um servidor (e todos os seus sites) por causa de um único site. É o chamado “overblocking”. Esse bloqueio ocorre quando um único site contém alguma forma conteúdo proibido (conteúdo adulto, violento, racista, etc) e por isso seu endereço IP é bloqueado. Se isso acontecer, todos os outros sites hospedados no mesmo servidor (com o mesmo IP) serão também bloqueados, independentemente se fizeram algo errado ou não. Esse tipo de bloqueio por IP é muito comum em empresas, escolas, universidades, além de estar presente em programas de “navegação segura”, firewalls, etc, que podem ser instalados nas máquinas dos usuários. Além disso, existem também as “blacklists” ou listas negras, onde estão diversos endereços IP de sites que realizam spam. Se por acaso o seu site estiver hospedado junto com outro que é utilizado para a prática de spam, as chances de seu endereço ser bloqueado são grandes.

Ferramentas (ou Serviços?)

Uma das coisas que podem ser feitas é ter um IP exclusivo para seu site. Mas isso normalmente custa caro e a relação custo/benefício fica bem maior que a unidade. Além disso, alguns provedores vendem IPs reciclados (ou seja, que faziam parte de “blacklists”). Comprar esses IPs não é bom negócio.

Mas na verdade, felizmente, a maioria dos provedores de hospedagem de sites têm tudo isso em mente, e separam seus servidores por conteúdos. Sites pornográficos, de jogos eletrônicos, e até de spam ficam em seu próprio servidor (do mau). Enquanto os demais, ficam em servidores com outros sites de conteúdo semelhante.

Agora, se você quiser verificar quais sites estão hospedados juntos com o seu, existem algumas ferramentas para isso: basta acessar uma delas (abaixo) e digitar o endereço do seu site e verificar a lista de outros sites que estão hospedados com o mesmo endereço IP que o seu.

Alexandra
YouGetSignal
Mas atenção: o que essas ferramentas fazem é descobrir o IP do seu site, e pesquisar em bancos de dados de alguns mecanismos de buscas  e serviços da web se eles conhecem algum site que tenha esse mesmo endereço IP. Por isso, é bem provável que as ferramentas não mostrem TODOS os sites que estão juntos com o seu, mais apenas os mais “famosos” (que algum dia foram indexados por algum mecanismo desses).

Fontes:

YouGetSignal

Anterior

Como descobrir se seu smartphone esta com virus

Próximo

Chega de Android travando SD Maid resolve

Relacionados.

Google inaugura cabo submarino de internet no Brasil e promete mais dois

Google inaugura cabo submarino de internet no Brasil e promete mais dois

Por Antônio
22/12/2020
0

O Google anunciou que o MONET, cabo submarino que conecta Boca Raton, na Flórida, a Fortaleza (Ceará) e depois à...

Senado americano vota contra fim da neutralidade da rede nos EUA

Por Antônio
17/10/2020
0

O Senado dos Estados Unidos votou contra a decisão da FCC de derrubar a neutralidade da rede. Por 52 votos...

Intel e fabricantes prometem notebooks com Internet 5G

Intel e fabricantes prometem notebooks com Internet 5G

Por Antônio
07/03/2018
0

A Intel pretende incluir seu modem 5G em novos computadores a serem lançados ao longo de 2019 pela Dell, Lenovo e HP, além dos futuros Surface,...

Lua ganhará rede de internet móvel 4G em 2019

Lua ganhará rede de internet móvel 4G em 2019

Por Antônio
27/02/2018
0

Parte do primeiro projeto privado de viagem à Lua, o satélite natural da Terra ganhará a sua primeira rede de...

Chrome vai classificar todos os sites sem HTTPS como ‘não seguros’ em julho

Chrome vai classificar todos os sites sem HTTPS como ‘não seguros’ em julho

Por Antônio
09/02/2018
0

A partir de julho, o Google vai intensificar sua luta em defesa de um protocolo mais seguro para a troca...

Carregue mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top 5 mensal

  • Amazon anuncia mais de 100 vagas de trabalho para todo o Brasil, garanta a sua!

    Amazon anuncia mais de 100 vagas de trabalho para todo o Brasil, garanta a sua!

    7 Compartilhamentos
    Compartilhar 3 Tweet 2
  • 231 vagas para pedreiro, motorista, auxiliar e outras te aguardam na Sodexo. conheça as vantagens

    6 Compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 2
  • Oportunidade! Porto Segura anuncia mais de 10.000 vagas de emprego para o Brasil

    6 Compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 2
  • Atualização Duosat 2020 – Todas em um só lugar

    7 Compartilhamentos
    Compartilhar 3 Tweet 2
  • Oportunidade de trabalho: JBS disponibiliza 3 mil vagas

    1 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

© 2021 Por Felipe Antônio

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • CS Darinfo
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Início

© 2021 Por Felipe Antônio