De acordo com um usuário do Twitter, o Google está testando uma nova funcionalidade em seu mecanismo de pesquisa que permite medir a velocidade da internet com apenas uma busca.

No caso, o recurso de medição pode ser ativado com o termo [check internet speed] no Google americano. A gigante da internet alerta para a quantidade de dados que será utilizado no processo, a fim de evitar surpresas em operadoras com franquia.

Atualmente o Bing – também limitado somente aos residentes dos EUA – já oferece uma solução parecida ao permitir checagem da velocidade da conexão diretamente nos resultados. Basta pesquisar por [speed test].

Caso você não queira esperar por uma localização da página do Google capaz de medir a velocidade da sua internet, os brasileiros podem acessar, sem qualquer restrição, o sistema de teste de velocidade do Google Fiber.

Há poucas semanas a Netflix entrou na briga ao lançar o Fast.com, uma ferramenta de verificação de velocidade que não exige nenhuma ação do usuário para funcionar, na qual tem sido bem recebida pelo público.