O Haven faz uso de todas as funcionalidades do celular para detectar algum distúrbio no ambiente: câmeras, acelerômetros, giroscópios e microfones. Caso alguém invada seu apartamento, casa ou quarto de hotel, o Haven vai detectar e tirar fotos dos intrusos, enviando-as para o usuário. Para nós, cidadãos comuns, o app será mais usado em fins domésticos, mas jornalistas e ativistas políticos que estão sendo perseguidos por agências de inteligência ou por governos autoritários se sentirão mais seguros com o aplicativo, que pode detectar uma revista ilegal ou a instalação de softwares de vigilância em computadores.

Como Snowden preza pela segurança digital acima de tudo, o Haven envia os registros para o usuário de forma encriptada e podem ser acessados de forma anônima e remota através de um servidor Tor que não pode ser rastreado.

Conversando com o Wired, Snowden disse:

Imagine se você tivesse um cão de guarda que pode ser levado para hotéis e deixados no quarto quando você não está lá. Imagine ele testemunhando tudo que acontece e criando um registro disso. Agora você pode pegar todos esses sensores disponíveis em todos os celulares — os acelerômetros, sensores de luz, câmeras, microfones — e fazer com que eles trabalhem para você e só você. Se você é a polícia secreta que está sumindo com as pessoas, o Haven deixa tudo mais arriscado. Agora você precisa se preocupar com o fato de qualquer celular pode ser uma testemunha.

A versão beta do Haven está disponível na Google Play Store. O software foi desenvolvido por Snowden e pelo analista de sistemas e jornalista Micah Lee em parceria com a Freedom of the Press Foundation e a ONG Guardian Project.

O Jovem Nerd News testou o beta do app. Nele, os usuários podem configurar a sensibilidade de todos os sensores do smartphone. Com todos eles capturando qualquer distúrbio, o registro de atividades vai à loucura, detectando qualquer barulho ou alteração na posição do celular. O Haven também permite que o usuário receba SMSs em outros números. As mensagens mostram os registros que foram obtidos pelo aplicativo.