Duvidas comuns sobre decodificadores DVBS-2:

  • Na transmissão em DVB-S2 pode utilizar compressão de video MPEG2 ou MPEG4, igualmente as transmissões em DVB-S.
  • Todo receptor DVB-S2 / MPEG4 também recebe os sinais em DVB-S com compressão de vídeo MPEG2 ou MPEG4, além dos sinais DVB-S2 com compressão de vídeo MPEG2 ou MPEG4.
    Symbol rate (SR): Velocidade de símbolos ( Symbol Rate ) É a velocidade de símbolos de uma transmissão (neste caso, por satélite), Simplificando: é como o tamanho de uma transmissão, quanto maior o SR, mais informação pode ser transmitida, ou seja, pode ter mais canais formando um pacote (mux) ou ter melhor qualidade de vídeo em um canal de TV.

O tamanho do SR não é o mesmo que o espaço ocupado no satélite pela transmissão, o espaço ocupdo é medido em Mhz, outra diferença é que o espaço ocupado por um sinal DVB é sempre maior que o SR, por exemplo, um canal DVB-S com SR de 4000 KS/s ocupa um espaço de 5.12 Mhz.

FEC:
Correção de erros antecipada ( Forward error correction)
O FEC é uma correção de erro antecipada, possibilita corrigir erros adicionando bits de redundância em uma transmissão. O FEC é utilizado em sistemas onde não há um retorno de comunicação com o sinal, como nas comunicações por satélite, televisão digital, CDs e DVDs.

Há vários FECs, eles reduzemos requisitos de potencia dos sistemas de comunicação e incrementa a efectividade.

Em DVB-S:1/2, 2/3, 3/4, 7/8 e 5/6
EmDVB-S2 há mais FECs: 1/4, 1/3, 2/5, 1/2, 3/5, 2/3, 3/4, 4/5, 5/6, 8/9 e 9/10.

 

Alguns exemplos práticos:

Um sinal DVB-S com FEC de 1/2, a cada bit de informação, é adicionado um de correção, com isso, um canal pode ser sintonizado mesmo com sinal muito fraco, em meu receptor, sintonizo com sinal de 0 a 10%, porém uma transmissão com SR 4000 teria a taxa máxima de dados de 3.686 KB/s a taxa é menor que o SR.
Um sinal DVB-S com FEC 7/8, a cada sete bits de informação, é adicionado um de correção, com isso, o sinal mínimo para recepção aumenta muito, em meu receptor, o minimo é 70% para sintonizar sem problemas, porém há uma grande vantagem ao utilizar este FEC, a taxa de dados transmitida fica muito maior,uma transmissão com SR 4000 teria taxa máxima de 6.450KB/s,transmitindo muito mais informação que com o FEC 1/2, por isto, muitas programadoras de canais de televisão para TV Paga utilizam o FEC 7/8 nas suas transmissões em DVB-S.

 

No DVB-S2 há outros FECs que aumentam ainda mais a capacidade de transmissão, como o 8/9 e o 9/10, porém eles pedem sinal ainda mais forte para recepção.

 

O FEC 9/10 é o que exige maior nível de sinal para recepção e o FEC 1/2 é o que exige menor sinal para sintonia.
Uplink: Uplink é o sinal de uma estação terrestre para um satélite.
LO:  Oscilador Local.
Para banda ku baixa de 10,7 a 11,7 Ghz  o LO é de 9750 MHz,
para Banda ku alta de 11,7 a 12,75 Ghz  o LO é de 10600MHz.