A Microsoft está encerrando o suporte para a versão original do Windows 10, que foi lançada em julho de 2015. Em um post para seus clientes empresariais, a fabricante de software confirmou que a empresa terminará o suporte para a versão 1507 do sistema no dia 26 de março de 2017.
Após essa data, a versão original do Windows 10 não receberá mais nenhum recurso ou atualizações de segurança da Microsoft. Embora a maioria dos usuários cotidianos estejam agora no Windows 10 Anniversary Update (ou pelo menos a versão 1511 lançada em novembro de 2015), alguns computadores empresariais ainda estão executando a primeira versão lançada em 2015.
Uma vez que a versão não receberá mais nenhuma atualização de segurança, o upgrade do sistema operacional se torna obrigatório, devido a possíveis problemas de segurança que podem ocorrer.
Conforme comunicado no ano passado, a Microsoft planeja levar adiante o novo paradigma do Windows como Serviço. Ao encerrar o suporte para versões mais antigas do Windows 10, a empresa pretende ter um sistema de atualização mais semelhante ao macOS, levando a maioria dos PCs a executar as versões mais recentes do sistema operacional.
A empresa prometeu que iria suportar apenas as duas atualizações mais recentes do sistema operacional. Assim, com a chegada do Windows 10 Creators em abril, a Microsoft só oferecerá suporte à atualização do Windows 10 Anniversary (versão 1607) e ao Windows 10 versão 1511.
Discussion about this post