O WhatsApp é o aplicativo preferido de muita gente, sendo o primeiro que elas conferem quando acordam e o último que olham antes de dormir. Tem mensagens da família, dos amigos, da faculdade e do trabalho. Mas toda essa praticidade na palma da mão pode trazer um inconveniente: as pessoas querem ser respondidas assim que clicam em “enviar mensagem”.

® GIPHY

Se você conhece alguém assim, usa o aplicativo para se comunicar com seus clientes ou simplesmente não gosta de deixar ninguém esperando por uma resposta, configurar mensagens automáticas pode ser uma solução. Assim, durante o trabalho, uma viagem ou quando você precisa tirar um tempo para si, seus contatos vão saber que você não está ignorando suas mensagens, apenas que não pode responder imediatamente.

® GIPHY

O Whatsapp não possui a opção de mensagens automáticas, mas há aplicativos exclusivos para essa função, como o Can’t Talk e Auto-Reply. O passo a passo para a configuração das mensagens é parecido para todos eles. Confira como fazer.

PASSO 1

Antes de tudo, baixe o aplicativo que você preferir através da Play Store do seu Android.

PASSO 2

Assim que a instalação for concluída, abra o aplicativo e selecione “Auto reply message”. Na caixa de texto que aparecer, digite a mensagem automática que deseja enviar para os seus contatos e, quando ela estiver pronta, clique em “Save”.

PASSO 3

Feito isso, acesse a categoria “Things to reply to” e ative a opção “Apps”. Então, selecione o Whatsapp em meio aos outros aplicativos que aparecerem. Para salvar, é só voltar à tela anterior. Em alguns casos, é necessário autorizar algumas permissões ao app.

PASSO 4

Na tela inicial, toque em “Advanced Settings”, que está na categoria “Advance”. Em “Reply Frequency”, você pode pode escolher em quanto tempo a mensagem automática vai ser enviada pela segunda vez. É possível configurar um intervalo de até 8 horas.

PASSO 5

Por fim, habilite o aplicativo quando quiser ativar as respostas automáticas. Prontinho! Agora ninguém fica sem resposta e você pode aproveitar o tempo longe do celular.