Ninguém gosta de ligações de telemarketing ou aquelas chamadas recebidas por engano. O Android P, que deve ser sua primeira versão liberada neste mês, pode acabar para sempre com isso graças a uma série de filtros que podem ser disponibilizados aos usuários.

Atualmente, o Android possui uma ferramenta nativa para bloquear números, mas esse processo é manual e implica que você precisa saber o número antes de bloqueá-lo, o que significa que você precisa ser contatado pelo número desconhecido antes de bani-lo. Com o novo recurso, o bloqueio seria prévio, o permite barrar qualquer ligação de número desconhecido, ou filtrar as chamadas por outros critérios oferecidos pela ferramenta.

A função foi descoberta na documentação do AOSP, o projeto de código aberto que é a base do Android, pelos desenvolvedores da comunidade XDA Developers. As informações mostram planos para integrar um bloqueador contextual de chamadas ao aplicativo Google Phone, que é o discador padrão do Android puro. O código inclui quatro parâmetros até o momento:

  • Bloqueio de pessoas que não estão na lista de contatos
  • Bloqueio de números privados
  • Bloqueio de números associados a telefones públicos
  • Bloqueio de números desconhecidos ou não-identificados

Também é mencionado que o recurso seria automaticamente desativado quando o usuário fizer uma ligação para um número de emergência para permitir que ele possa ser contatado caso haja necessidade. Isso seria informado por meio de uma notificação persistente.

Vale notar, no entanto, que esse bloqueador de chamadas ainda não está incorporado ao AOSP, mas ao menos um engenheiro do Google se mostrou favorável a implementar a função. “Eu sou muito a favor dessa mudança como um todo; é uma boa melhoria sobre o bloqueio de chamadas, especialmente podendo bloquear números desconhecidos”.